VIOLÊNCIA EM SALVADOR: Confira a lista com os 5 bairros com mais tiroteios e mortes

O relatório sobre a violência armada do Instituto Fogo Cruzado, divulgado nesta segunda-feira (29/01), apontou os bairros com maior número de tiroteios e mortes mo ano de 2023 em Salvador. Conforme o relatório enviado ao IB, a capital baiana registrou 1.306 tiroteios, 972 mortos e 270 feridos.

O bairro Beiru/Tancredo Neves, território dividido entre as facções Comando Vermelho (CV) e Bonde do Maluco (BDM) lidera os cromes contra a vida. Foram 53 tiroteios, 40 mortos e 12 feridos. Em segundo lugar surge Pernambués com 40 tiroteios, 16 mortos e 8 feridos. Fazenda Grande do Retiro, que fica no distrito de São Caetano, registrou 39 tiroteios, 30 mortos e 14 feridos. Em quarto lugar aparece Valéria, um dos bairros considerados mais problemáticos por causa da constante guerra de facções e por estar próximo da BR-324. Foram 34 tiroteios, 27 mortos e 6 feridos. A Federação, bairro onde ficam as emissoras de televisão, foi palco de 34 tiroteios, 17 mortos e 6 feridos.

Todos os bairros que ocupam as cinco primeiras posições no ranking com mais tiroteios têm população negra acima da média da cidade de Salvador (79,48%). A proporção de pessoas negras em cada um dos bairros afetados é de: Beiru/Tancredo Neves: 86,57% da população negra; Pernambués (Salvador): 82,45% da população negra; Fazenda Grande do Retiro (Salvador): 86,38% da população negra; Valéria (Salvador): 83,26% da população negra; e Federação (Salvador): 79,58% da população negra.

Fonte: Informe Baiano

Siga o Divulga Maragogipe no Google Notícias, Facebook, Instagram e Twitter e receba as principais notícias do dia. Participe também do nosso grupo no WhatsApp.

O que você achou dessa notícia?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima