Enem 2022: inscrições para o exame iniciam nesta terça-feira e taxa pode ser paga via Pix

Taxa de inscrição deste ano poderá ser paga através de PIX e cartão de crédito

Amanhã (10) inicia o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Estudantes interessados em participar da edição deste ano do certame, poderão se inscrever através da Página do Participante até o dia 21 de maio. A taxa de inscrição continua o mesmo valor do ano passado – R$85. A novidade é que também poderá ser paga no PIX e até cartão de crédito.

Além dos novos meios de pagamento, o candidato não isento continuará podendo efetuar o pagamento por meio de boleto bancário, que deve ser gerado na Página do Participante e quitado em qualquer banco, casas lotéricas, aplicativos bancários ou agências dos Correios até o dia 27 de maio. Já os candidatos que adquiriram a isenção da taxa devem realizar a inscrição no Enem 2022, mas não precisam efetuar o pagamento para confirmar a participação.

Mais uma novidade promete facilitar a vida dos estudantes. Este ano, o Inep aceitará documentos digitais de identificação nos locais de prova, como: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal. Mas atenção: capturas de tela não serão válidas. E, após a entrada em sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

O exame está marcado para acontecer nos dias 13 e 20 de novembro. Serão aplicadas questões sobre as quatro áreas do conhecimento, além de uma redação. Já na inscrição, os participantes podem escolher se desejam fazer a prova impressa ou digital, lembrando que a modalidade virtual também é feita em um local de prova indicado pelo Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os resultados do exame também são usados por instituições de ensino superior públicas e privadas, como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Cronograma do Enem 2022

  • Inscrições para o Enem 2022: 10 a 21 de maio de 2022
  • Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27 de maio de 2022
  • Solicitação de atendimento específico e especializado: 10 a 21 de maio de 2022
  • Solicitação de uso do nome social: 23 a 28 de junho de 2022
  • Divulgação dos locais da prova: Ainda não divulgado
  • Aplicação das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro de 2022

POR EDUCA MAIS BRASIL

divulgamaragogipe

Learn More →

O que você achou dessa notícia?

%d blogueiros gostam disto: