Deputado Amauri Teixeira registrou em plenário artigo – Maragojipe lidera avanço social e econômico‏

Sessão Plenária datada de 04/12/2012.

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) – Concedo a palavra ao Sr. Deputado Amauri Teixeira, que disporá de 3 minutos na Tribuna.
O SR. AMAURI TEIXEIRA (PT-BA. Sem revisão do orador.) –Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, primeiro quero deixar registrado aqui artigo que me foi enviado por Luciano Estevão, que mostra que Maragojipe é uma das cidades que mais avançou econômica e socialmente na Bahia nos últimos 4 anos, e é administrada pelo meu amigo Ataliba, Prefeito pelo Partido dos Trabalhadores.
Segundo, hoje é o Dia de Santa Bárbara, na Bahia. Na tradição baiana, hoje é o caruru de Santa Bárbara. No costume católico não tem caruru. Na verdade, o caruru é para Iansã, a guerreira do sincretismo religioso.
Saúdo todos os adeptos, tanto de Santa Bárbara, como de Iansã, que é uma tradição forte na Bahia.

Sr. Presidente, hoje pela manhã, tivemos uma reunião, um ato político em defesa dos direitos dos povos indígenas. Estavam presentes diversas lideranças indígenas, principalmente dos Guarani-Kaiowá, que estão ameaçados. Esse grupo indígena está ameaçado, está encurralado, suas terras estão sofrendo ameaça de reintegração e posse.
Nós sabemos que, com a ocupação do campo, os índios são os mais prejudicados. O agronegócio tem tomado as terras do Brasil. Há uma distribuição fundiária injusta no País. Existe uma concentração de grande extensão de terra na mão de poucos e um grupo enorme, inclusive de pequenos agricultores, com pouca terra.
Quem mais sofre com essa disputa são os indígenas, dentre eles os guarani-kaiowá. Por isso, hoje foi lançada uma campanha —e conclamo todos a aderir — com o seguinte slogan: Eu também sou Guarani-kaiowá. Se existe um povo que é mais brasileiro do que todos os povos são os indígenas, são os aborígenes, são aqueles primeiros habitantes do Brasil.
Eu declaro: Eu também sou Guarani-kaowá.
Muito obrigado.

O que você achou dessa notícia?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: