WhatsApp deve ter novo limite para encaminhar mensagens; veja 5 novidades

Ainda não há confirmação do WhatsApp sobre quando a novidade será liberada.

O WhatsApp ampliou os testes de um novo limite para o número de vezes que uma mensagem pode ser encaminhada dentro da plataforma. Depois da versão beta do Android, chegou a vez do iOS (do iPhone) ganhar o recurso.

Segundo o site WaBetaInfo, que costuma antecipar testes e acertar rumores, a mudança impede que mensagens que já tenham sido retransmitidas sejam encaminhadas para mais de um chat em grupo ou contato.

Por exemplo: a pessoa só poderá reencaminhar uma única vez um conteúdo (como notícia/foto/meme) que já foi compartilhado outras vezes. Ainda não há confirmação do WhatsApp sobre quando a novidade será liberada.

Mas, caso se confirme, será mais um passo da empresa em implantar estratégias para limitar spam e a disseminação de fake news.

Por dentro do teste

Tradicionalmente, como a comunicação no WhatsApp tem criptografia (que impede que a empresa tenha acesso aos chats), as mensagens incluem uma espécie de código “contador”. Ele ajuda a identificar a frequência do compartilhamento de conteúdos no app.

Nesse processo, o sistema da empresa identifica o que circula dentro dele como:

  • “mensagem encaminhada”

Especula-se, neste caso, que a nova regra limite o envio desse tipo para até cinco conversas ou grupos —isso já acontece no Brasil desde 2020. A novidade é que a função poderá ser liberada para outros países.

  • “mensagem encaminhada muitas vezes”

A ideia, a partir do novo teste, é que esse tipo de conteúdo só possa ser retransmitido uma única vez.

Essas alterações foram observadas nas versões beta baixo:

22.7.0.76 para iOS

2.22.7.2 para Android

Outras mudanças que podem chegar no app

  • Emojis

O WhatsApp também pode estar prestes a liberar reações de mensagens com emojis. Testes sobre isso já foram descobertos, segundo o WaBetaInfo.

  • Enquetes

Função de enquetes dentro de grupos. Ao invés de apenas usar emojis soltos nas conversas, as pessoas poderão expressar suas emoções por meio de reações a mensagens, links, fotos e vídeos nos chats individuais ou em grupo.

  • Novo design para câmera do WhatsApp e chegada de “Comunidades”

Em fase de desenvolvimento, o recurso de câmera parece estar passando por mudanças em seu design, junto com a interface de seleção de mídias (fotos, vídeos, Gifs). Os testes já tinham sido identificados no iOS em fevereiro. Nesta semana, aparecem no Android (versão beta 2.22.8.11).

Para ativar a câmera do celular a partir do WhatsApp, é preciso atualmente selecionar o símbolo de máquina fotográfica, localizado no centro da tela (ao lado de “Chamadas” e “Conversas”). Esse espaço poderá dar lugar a uma nova função chamada “Comunidade”.

A alteração poderá ser usada para administrar os grupos mais fácil, por exemplo. No entanto, ainda não sabe como seria esse geranciamento. A expectativa é de que seja possível dividir os grupos por categoria: tabalho, estudos, lazer, etc.

  • Dois idiomas

Com o intuito de ampliar o alcance do aplicativo em países onde ainda não é tão popular, o WhatsApp iniciou testes, de acordo com o WaBetaInfo, com dois novos idiomas: amárico (um idioma afro-asiático) e somali (o idioma oficial da Somália, Somalilândia e Etiópia).

Caso seja confirmada, a adição dos idiomas fará o WhatsApp suportar mais de 40 línguas diferentes.

Fonte: Uol Til

Por: Bruna Souza Cruz

Com texto de Ellen Alves

divulgamaragogipe

Learn More →

O que você achou dessa notícia?

%d blogueiros gostam disto: