Setur abre licitação para afundamento controlado de ferries na Baía de Todos-os-Santos

Nesta terça-feira (28), a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) abriu uma licitação para contratar uma empresa especializada em naufrágio controlado para afundar dois ferries na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. Além disso, a empresa escolhida também será responsável por realizar estudos de impacto ambiental e identificar o melhor local para o afundamento, levando em conta a biodiversidade da baía e a liberação da Marinha.

A principal finalidade do afundamento controlado é a criação de recifes artificiais, que favorecem o habitat marinho e atraem a vida marinha para a região. A previsão é que, após um ano do naufrágio controlado, as carcaças dos ferries se transformem em um atrativo para pesquisadores e para o turismo de mergulho.

A Setur enfatiza que o critério para as empresas participantes da licitação é a especialização em naufrágio controlado. A empresa selecionada também deverá retirar todas as peças, equipamentos e materiais poluentes das embarcações, a fim de evitar danos ao meio ambiente.

Com esta iniciativa, a Setur busca criar oportunidades para o turismo sustentável na região, promovendo a preservação ambiental e a atração de visitantes interessados em mergulho e pesquisas marinhas. A escolha da empresa será feita por meio de uma concorrência pública, com critérios técnicos e de valor.

O que você achou dessa notícia?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima