Parceria entre Prefeitura de Salvador e Hospital Martagão Gesteira garante 46 novos leitos oncológicos

A Prefeitura de Salvador e a Liga Álvaro Bahia, mantenedora do Hospital Martagão Gesteira, firmaram uma parceria nesta quinta-feira (13) para garantir a oferta de 46 novos leitos oncológicos na unidade de saúde. O projeto prevê a construção de dois novos pavimentos na unidade, por meio de readequação e qualificação estrutural, visando acomodar os pacientes oncológicos em um mesmo local, com assistência especializada, incluindo aqueles ainda em processo de investigação diagnóstica.

O prefeito Bruno Reis destacou a importância do Hospital Martagão Gesteira como referência em oncologia infantil na Bahia e ressaltou que a ampliação dos leitos vai ajudar a reduzir a demanda reprimida por atendimentos devido à pandemia. Com a conclusão do projeto, a instituição passará a contar com 46 novos leitos para internação oncológica, incluindo unidades com antecâmara e sistema de refrigeração adequada para realização de transplante de medula óssea, leitos de isolamento e leitos de enfermaria dupla.

A vice-prefeita e secretária Municipal da Saúde, Ana Paula Matos, destacou que a ampliação do número de leitos fortalece a atuação do hospital, garantindo maior capacidade de atendimento para a população de Salvador. O Martagão Gesteira atende de forma filantrópica pacientes de todo o estado da Bahia, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e foi responsável por uma significativa porcentagem de cirurgias oncológicas, tratamentos oncológicos, cirurgias cardíacas e cirurgias neurológicas no último ano.

Carlos Emanuel Melo, superintendente geral da Liga Álvaro Bahia, destacou a relevância da parceria para a assistência às crianças de Salvador e a confiança da Prefeitura na instituição. O Martagão Gesteira é referência no tratamento oncológico na região, realizando uma parcela significativa dos tratamentos quimioterápicos de tumores em crianças e adolescentes da Bahia. Além disso, é o único hospital no estado a realizar transplante de medula óssea autólogo para pacientes abaixo dos 14 anos via SUS, ampliando as chances de cura e reduzindo o deslocamento de famílias em busca de tratamento adequado.

O que você achou dessa notícia?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima