Projeto Àwúre em Maragogipe entrega criatório de aves e amplia sala de capacitação rural para a comunidade

Terreiro Ylê Alabaxé

Maragogipe é um município que fica no Recôncavo Baiano, no ponto de encontro entre o rio Paraguaçu com o rio Guaí (aproximadamente 133 Km de Salvador). O município é rico em recursos naturais, o que o torna excelente no que diz respeito ao desenvolvimento de atividades ligadas à ecologia e à produção rural. Atento às potencialidades e sempre buscando o desenvolvimento sustentável e social das populações atendidas, no início de 2020, o Àwúre chegou, a Maragogipe, tendo como parceiro implementador a Associação Edson do Santos e como parceiros técnicos o Instituto Aliança e a Plan International Brasil. O projeto se propôs a utilizar a capacidade de articulação e as instalações do Terreiro Alabaxée apoiar na organização dos quilombolas e pequenos produtores rurais para criar mecanismos alternativos de escoamento da produção.

Recentemente, as obras da granja foram concluídas no Terreiro Ilê Alabaxé,  com recursos oriundos do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) . A ação destaca a geração de renda e subsídios para que a comunidade possa gerenciar sua própria produção. Com a capacidade inicial para criação de 600 frangos, o criatório atenderá as demandas de toda a Associação Edson dos Santos.

Criatório de Aves

 “O projeto Àwúre tem ajudado famílias e jovens, oferecendo cursos para o mercado de trabalho e palestras sobre os direitos da sociedade. No mês de julho de 2022, iniciaremos a construção das mandalas de ervas e estamos finalizando a sala de capacitação para os cursos de agro, onde podemos oferecer a melhoria do manejo dos produtores rurais do nosso município e também estamos na fase da construção da pocilga e aprisco. Tudo isso para a sustentabilidade da comunidade. O projeto Àwúre veio para somar no município de Maragogipe”, destaca a presidente da Associação Edson dos santos, Jorgina Conceição.

Ampliação da sala de capacitação agro

O Àwúre é um projeto de sustentabilidade socioambiental e econômica. Ao aprimorar os processos produtivos e suas estratégias de comercialização, as comunidades aumentarão sua rentabilidade e dessa forma garantirão sua sustentabilidade socioeconômica. As ações de assistência técnica, formação, comercialização e extensão rural que são desenvolvidas pelo projeto buscam a autonomia das comunidades na gestão de seus processos produtivos e comerciais. A ideia é reconhecer e conhecer a potencialidade de cada lugar, entender seus problemas e construir ações voltadas para a mudança de pensamento e da realidade das comunidades nos municípios atendidos.O Àwúre, uma iniciativa do MPT, da OIT e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), é um projeto que está presente em 6 estados brasileiros (BA, RO, AC, PA, TO e AP), atendendo mais de 60 mil pessoas, entre pessoas indígenas, negros, quilombolas, ribeirinhas, moradoras de comunidades periféricas e praticantes das religiões de matriz africana.

Fonte: ÀWÚRE

O que você achou dessa notícia?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima