A Polícia Militar da Bahia prendeu um sargento da reserva e seis outros homens investigados por homicídios durante a ‘Operação Efugio’, realizada na manhã desta quarta-feira (12). A ação foi conduzida pela Corregedoria-Geral da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, com o cumprimento de mandados de prisão preventiva e temporárias em cidades como Itaberaba e Feira de Santana.
Na residência do militar, foram encontrados uma pistola calibre 380, 16 munições e um celular, que foram apreendidos pelas equipes. A Força Correcional Especial Integrada de Combate a Grupos de Extermínio da SSP também apreendeu documentos, valores, armas e munições durante o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão em diversos pontos das cidades.
Os investigados faziam parte de um grupo criminoso que passou a ser investigado após materiais apreendidos na ‘Operação Portal’, realizada em setembro de 2020, serem periciados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). O cruzamento das informações contidas em armas apreendidas na ação foi fundamental para que a Força Tarefa da SSP chegasse até os homicidas.
No total, 55 policiais civis e militares, três promotores de Justiça e integrantes de grupos especializados do Ministério Público da Bahia participaram da ação. Parte do material apreendido, juntamente com os presos, será encaminhada para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT), enquanto os celulares e materiais tecnológicos serão periciados pelo MP.
As prisões e apreensões fazem parte das investigações em andamento relacionadas a execuções ocorridas em 2020. A ‘Operação Efugio’ é mais um esforço das autoridades para combater a violência e o crime organizado na Bahia.