Polícia Federal deflagra operação Match Point contra organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

INICIO MUNDO POLÍCIA VIOLÊNCIA

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (12/04) a operação Match Point, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. A ação mobilizou 250 policiais federais e cumpriu 49 mandados de busca e apreensão e 33 mandados de prisão preventiva em dez estados brasileiros.

A investigação identificou que a organização criminosa se subdividia em duas grandes células, com ramificações em várias cidades do país, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Durante as investigações, sete prisões em flagrante foram efetuadas, resultando na apreensão de cerca de 65 quilos de cocaína e 225 quilos de skunk, uma variação da maconha.

Um dos líderes da organização criminosa é um cidadão islandês residente no Brasil, que já havia sido alvo de investigações da Polícia Federal e da polícia da Islândia. A operação Match Point contou com cooperação internacional com a Itália, por meio da Interpol, e com a Islândia, com autorização judicial para o acompanhamento da deflagração da operação por representantes da polícia islandesa.

Além dos mandados de busca e apreensão e das prisões preventivas, foram realizados bloqueios de contas bancárias de 43 pessoas físicas e o sequestro de 57 imóveis e diversos veículos e embarcações, totalizando um valor estimado de R$ 150 milhões em bens sequestrados pela PF.

Os crimes apurados até o momento incluem lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico, com penas que podem chegar a mais de 40 anos de prisão.

Localidades dos mandados e apreensões:

Mandados de prisão preventiva: 33 em seis estados: SC (7), SP (11), RJ (6), MG (5), BA (3), CE (1)
Mandados de busca e apreensão: 49 em nove estados: SC (10) – 10 Florianópolis, SP (13) – 4 Campinas, 3 Limeira, 2 São Paulo, 1 Hortolândia, 1 Piracicaba, 1 Sumaré, 1 São Pedro, RJ (12) – 8 Rio de Janeiro e 4 Niterói, MG (6) – 3 Belo Horizonte, 2 Montes Claros e 1 Contagem, BA (3) – 3 Porto Seguro, PB (1) – 1 Cabedelo, RN (2) – 1 Tibau do Sul e 1 Parnamirim, PE (1) – 1 Recife, GO (1) – 1 Goiânia.

O que você achou dessa notícia?

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.