Líder quilombola do Quilombo Rio dos Macacos falece aos 95 anos

INICIO NOTÍCIAS

Faleceu nesta sexta-feira (17/03), Maria de Souza Oliveira, líder quilombola do Quilombo Rio dos Macacos, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. Dona Maria, como era conhecida, deixou um importante legado de luta e resistência em defesa da preservação da comunidade quilombola em que nasceu e viveu.

Nascida na antiga Fazenda Macaco, que deu origem ao Quilombo Rio dos Macacos ao lado das fazendas Aratu e Meireles, Dona Maria trabalhou como cozinheira durante a construção da Base Naval de Aratu, na década de 1940, vendendo alimentos para os operários que trabalharam na obra. Mais tarde, na década de 1970, trabalhou como lavadeira e faxineira para famílias militares da Marinha, além de desempenhar o papel de parteira, rezadeira e promotora de festas.

Dona Maria se tornou uma das principais lideranças da comunidade quilombola do Quilombo Rio dos Macacos durante o período de enfrentamento de batalhas judiciais pela permanência do quilombo no local onde foi fundado. Ela deixa quatro filhos, além de netos e bisnetos.

O perfil do Instagram do Quilombo postou uma homenagem à Dona Maria, que foi enterrada no Cemitério de Simões Filho. Sua morte é uma grande perda para a comunidade quilombola e para todos aqueles que admiravam sua força e determinação na luta pelos direitos das comunidades tradicionais em todo o país.

O que você achou dessa notícia?

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.