Ipespe/ABRAPEL: Lula tem 53% dos votos válidos, Bolsonaro tem 47%

O levantamento mensurou o impacto do debate na Band TV sobre as intenções de voto do eleitorado

A nova pesquisa Ipespe/ABRAPEL divulgada nesta terça-feira, 18, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança para o segundo turno das eleições, com 53% dos votos válidos. O chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem 47%. 0 entre os dias 17 e 18 de outubro, o levantamento mensurou o impacto do debate na Band TV sobre as intenções de voto do eleitorado.

Nos votos totais – aquele em que se considera brancos, nulos e indecisos -, Lula tem 49%, enquanto Bolsonaro aparece 43%. Os votos brancos e nulos 6% e os que não sabem ou não responderam são 2% do total de entrevistados.

Considerando a pesquisa espontânea, o petista continua na frente, com 46%, e Bolsonaro, com 42%. Neste caso, os brancos, nulos chegam a 7% e indecisos marcam 5%.

Na pesquisa de expectativa de vitória, independente da escolha de voto, 53% dos entrevistados esperam a vitória do ex-presidente Lula. Apenas 37% esperam a vitória do presidente Jair Bolsonaro e 10% não sabem ou não responderam.

Debate e interesse eleitoral

O levantamento ainda mostrou uma ligeira queda no interesse pela eleição presidencial, em comparação com a sondagem da semana passada. O percentual passou de 81% de pessoas com muito ou algum interesse em votar para 78%.

A pesquisa Ipespe/Abrapel também mediu o impacto do debate. Entre os que assistiram ou ouviram falar do evento, houve empate técnico entre os candidatos à Presidência. Jair Bolsonaro atingiu 42% na pesquisa espontânea e Lula, 41%. Não souberam responder 7% dos entrevistados e 10% acreditam que nenhum dos candidatos ganhou o evento.

Foram consultados 1.100 eleitores de todo o País por telefone entre os dias 17 e 18 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos e a taxa de confiança é de 95,45%. O código de registro na Justiça Eleitoral é BR-06307/2022. O levantamento foi contratado pela Associação Brasileira dos Pesquisadores Eleitorais (Abrapel).

Por Política ao Minuto

divulgamaragogipe

Learn More →

O que você achou dessa notícia?

%d blogueiros gostam disto: