Ilha paradisíaca na Bahia se torna bunker de facção criminosa ligada ao PCC

Operação Terra Livre da Polícia Federal descobre estrutura do Bonde do Maluco (BDM) na Ilha de Maré, utilizada para logística de armas e drogas.

A Ilha de Maré, um dos pontos paradisíacos da Baía de Todos os Santos, na Bahia, revelou-se como um cenário sombrio da criminalidade. A Polícia Federal, por meio da Operação Terra Livre, desmantelou uma estrutura da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM) ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC) na ilha. A descoberta surgiu durante uma investigação sobre um assalto a banco em Salvador, que levou os investigadores a mapearem o percurso dos envolvidos na fuga até a Ilha de Maré.

Conhecida por suas 11 comunidades e acesso exclusivamente marítimo, a Ilha de Maré servia como um ponto de logística para fornecimento, transporte, depósito e exportação de carregamentos de armas e drogas do BDM. A Polícia Federal identificou que o local era utilizado como um verdadeiro bunker pelos grandes traficantes da facção, proporcionando refúgio seguro após a prática de crimes, como ataques a instituições financeiras e rivais para a expansão territorial do BDM em Salvador.

A transformação da ilha em um reduto do crime se deu em virtude de sua localização isolada e do controle exercido pelo BDM sobre a pequena população local, que se tornou refém da facção criminosa. A polícia aponta o BDM como um grupo violento, aliado ao PCC e rival do Comando da Paz, parceiro do Comando Vermelho. Essa rivalidade tem contribuído para o aumento do número de homicídios no estado da Bahia.

O estado da Bahia tem enfrentado um crescimento alarmante no número de homicídios, rivalizando com os estados com os maiores índices de mortes violentas no país. Os altos índices de homicídio estão diretamente relacionados às disputas por território entre as facções baianas, com destaque para o BDM. A Polícia Federal, durante a operação, prendeu uma das principais lideranças do BDM e descobriu conversas comprometedoras em um grupo de WhatsApp, evidenciando parcerias com o PCC e a participação em crimes por disputa de território.

A ação policial na Ilha de Maré representa um importante avanço no combate ao crime organizado na região. A descoberta desse bunker do BDM revela a necessidade de intensificar os esforços das autoridades para conter o poderio das facções criminosas, que ameaçam a segurança da população e causam um aumento significativo da violência. A operação também destaca a importância do trabalho conjunto entre as forças de segurança para enfrentar o crime de maneira eficaz e proteger a sociedade

O que você achou dessa notícia?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima