Comitiva formada por parlamentares e autoridades visita Enseada Indústria Naval

Nesta sexta-feira (19), o Deputado Federal, Jorge Solla (PT-BA) lidera uma comitiva composta por mais de 50 nomes, incluindo deputados federais, secretários estaduais, prefeitos, vereadores e sindicatos, em uma visita técnica ao estaleiro Enseada Indústria Naval, em Maragogipe (BA). A iniciativa faz parte de um requerimento aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, com o objetivo de discutir projetos para a retomada da indústria naval e a recuperação dos empregos perdidos após a crise dos estaleiros, desencadeada pela Lava Jato.

O foco da visita é a busca por soluções que revitalizem o setor naval, estratégico para o desenvolvimento socioeconômico do país, e que testemunhem o impacto negativo nas regiões afetadas. Dentre os convidados, aguarda-se a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, além de um representante da Transpetro. Também integra a comitiva o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval, o deputado federal Alexandre Lindenmeyer.

O deputado Jorge Solla tem destacado os prejuízos sofridos pelos municípios baianos vizinhos ao Estaleiro Enseada, que foi erguido pelo consórcio formado por Odebrecht (atual Novonor), Kawasaki, OAS e UTC. O estaleiro, que não chegou a operar, resultou na extinção de 7.462 empregos diretos, sendo 3.588 apenas na cidade de Maragogipe, equivalente a 75% dos empregos formais do município. Além disso, a paralisação das atividades impactou o fechamento de cerca de 7 mil empresas na região, afetando também a formação profissional de jovens.

Jorge Solla ressaltou que, durante visita à sede da fabricante inglesa Rolls Royce em 2016, foi questionado por auditores locais sobre a destruição das maiores empresas nacionais no decorrer da Lava Jato. Ele comparou a abordagem britânica, que afasta os envolvidos e permite que a empresa continue, à situação no Brasil, classificando a destruição da indústria nacional como “excrescência” e desnecessária para um projeto de poder.

A comitiva liderada pelo deputado Jorge Solla busca, portanto, explorar alternativas para reativar o setor naval, a fim de recuperar os empregos perdidos e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país, sem deixar de lado os erros do passado.

O que você achou dessa notícia?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima