A Maternidade Regional de Camaçari, administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESFSUS), está promovendo um mutirão de cirurgias eletivas para hérnia, vesícula e histerectomia a partir desta segunda-feira (13). A iniciativa tem como objetivo atender pacientes encaminhadas pela Feira Março Mulher, da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Com a meta de realizar mais de 20 cirurgias por dia, a Maternidade Regional de Camaçari disponibilizará 26 leitos para o mutirão. O centro médico, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tem como foco o cuidado e o carinho com os pacientes, que já é marca registrada da maternidade.
A iniciativa conta com o apoio da Feira Março Mulher, que está sendo realizada até este domingo (12) na Arena Fonte Nova, em Salvador. Durante a feira, as pacientes têm acesso a consultas médicas, recebem diagnóstico para o procedimento e garantem o agendamento da cirurgia, além de realizarem avaliação pré-anestésica e exames pré-operatórios.
A Maternidade Regional de Camaçari é referência na região e atende tanto por regulação, via Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), quanto por demanda espontânea, realizando todos os procedimentos pelo SUS. O centro de saúde conta com 105 leitos ao todo, incluindo leitos de obstetrícia, gestação de alto risco, cirurgia ginecológica, cirurgia plástica, neonatologia clínica, UTI neonatal e UCI convencional.
O mutirão de cirurgias eletivas acontece na Rua Principal, Jardim Limoeiro, Camaçari, ao lado do Hospital Geral de Camaçari (HGC), a partir das 7h. As pacientes que comparecerem à Feira Março Mulher devem se dirigir à recepção específica do mutirão na MRC, no primeiro andar, na data marcada, acompanhadas de um acompanhante.