Hospital Aliança realiza 1ª cirurgia ortopédica robótica da Bahia

O procedimento, bem-sucedido, foi feito em paciente de 70 anos, para tratar artrose, com colocação de prótese de joelho

O Hospital Aliança, da Rede D’Or, realizou em agosto a primeira cirurgia ortopédica robótica da Bahia. O procedimento, bem-sucedido, foi feito em um paciente de 70 anos para tratar artrose, um desgaste da cartilagem do joelho, que estava causando quadro de dor e rigidez na articulação, entre outros sintomas. O paciente teve alta médica em 36 horas. A tecnologia utilizada foi a plataforma Rosa Knee, robô de fabricação da empresa americana Zimmer Biomed.

Crédito: Marketing/Rede D’or

A cirurgia consistiu em realizar a chamada artroplastia, que substitui uma articulação doente por uma nova, uma prótese, no caso. A operação durou uma hora e quarenta minutos e foi realizada pelo ortopedista e especialista em cirurgia do joelho, Marzo Nunes, e pelo seu assistente, o também ortopedista, Eron Andrade. A dupla contou com auxílio do corpo de anestesia, enfermagem, técnica de enfermagem e instrumentadores do centro cirúrgico do Aliança.

“A artrose, que pode envolver qualquer articulação do corpo, tem o joelho como a articulação mais frequentemente afetada. Neste caso, optamos pelo procedimento cirúrgico de prótese total do joelho por se tratar de caso severo que já não respondia a medidas conservadoras de tratamento”, explicou Nunes.

Exatidão

O médico informou que a cirurgia assistida por robô permitiu exatidão durante os cortes da cartilagem desgastada e precisão do posicionamento dos implantes, e também o perfeito alinhamento da perna. “Como resultado final, objetivamos para o paciente uma nova articulação com o funcionamento ideal e duradouro”, disse.

Segundo o especialista, a artrose ou osteoartrite é uma doença articular degenerativa, que causa dor, inchaço e rigidez, afetando a capacidade da pessoa de se movimentar livremente. A doença afeta toda a articulação, incluindo os tecidos ao seu redor, e é mais comum nos joelhos, quadris, coluna e mãos. A Organização Mundial da Saúde estimou que, em 2019, cerca de 528 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com osteoartrite, um aumento de 113% desde 1990.

A cirurgia ortopédica robótica passa a incorporar o rol de serviços à disposição dos pacientes do Hospital Aliança. “Trata-se de um conceito e investimento para acompanhar a evolução tecnológica com objetivo de entregar o melhor à população, especialmente quando se trata de cirurgia assistida por robôs e do valor inerente que ela traz”, opinou Nunes.

O que você achou dessa notícia?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: