Gestante falece após administração de vitaminas em farmácia: especialista alerta para importância de orientação médica

Suplementação de vitaminas na gestação requer orientação médica para evitar riscos à saúde da mãe e do bebê

Recentemente, uma gestante veio a óbito após receber a administração de vitaminas em uma farmácia. Diante desse triste episódio, a médica pós-graduada em nutrologia, Patrícia Santiago, reforçou a importância de buscar orientação e acompanhamento médico ao fazer suplementações de vitaminas e minerais, seja durante a gestação ou em qualquer outra fase da vida.

Durante a gestação, a necessidade de nutrientes aumenta, e muitas vezes uma alimentação equilibrada não é suficiente para suprir essas demandas. “Não são raros os casos de gestantes que apresentem deficiência de nutrientes e precisam de suplementação de vitaminas e minerais para garantir um desenvolvimento adequado do feto”, alerta a médica.

Patrícia ressalta que a reposição desses nutrientes deve ser feita de acordo com as orientações médicas, incluindo a dose e a via de administração, que variam de acordo com o quadro clínico e as necessidades de cada mulher. As vitaminas têm um papel fundamental no desenvolvimento cerebral, ósseo e dos tecidos do bebê, além de contribuírem para uma gestação saudável até o momento do parto. Elas também são importantes para prevenir doenças como anemia e perda óssea na mãe.

A especialista destaca que a administração de medicamentos e suplementos intravenosos deve sempre ser realizada com prescrição médica, e não deve ser feita em balcões de farmácia. “Com todo respeito à classe farmacêutica, não podemos cuidar da nossa saúde de forma adequada sem a orientação de um médico”, enfatiza Patrícia.

Diante disso, é fundamental que gestantes e outras pessoas em busca de suplementação de vitaminas e minerais busquem sempre o acompanhamento médico, desde as tentativas iniciais de engravidar ou logo na primeira consulta do pré-natal, até o final da gestação. A saúde da mãe e do bebê é prioridade e deve ser tratada com cuidado e responsabilidade.

O que você achou dessa notícia?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima