FESTA DA BARQUINHA REALIZADA NA COMUNIDADE DE ENSEADA DO PARAGUAÇU

Enseada do Paraguaçu FESTAS POPULARES MARAGOGIPE

Há mais de 50 anos, na noite de 31 de dezembro, acontece, na comunidade quilombola de Enseada do Paraguaçu, a entrega da barquinha nas águas do rio Paraguaçu. Trata-se de uma forma de agradecimento a Iemanjá pela fartura da pesca, além de pedir paz, prosperidade e muita luz, renovando a fé de toda comunidade que acredita nessa manifestação religiosa e cultural, ao ofertar para Iemanjá as suas oferendas.

A organização da tradicional festa foi realizada por três moradoras da comunidade, devotas de Nossa Senhora do Rosário e da Rainha do Mar, Ana Licia Nascimento da Silva Cruz, Benielia Rosario de Souza e Aldaíza Nascimento. Para elas, a tradicional festa da Barquinha de Enseada é de extrema importância para a comunidade católica, onde a tradição é passada de geração em geração por Dona Ditinha e não pode morrer.

O início do cortejo pelas ruas da comunidade, que em 2022 contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre curiosos e devotos, se deu às 19:00 horas e chegou ao Porto às 23:30 horas, quando um grupo embarca com a barquinha com as oferendas para serem entregues à Rainha das Águas por volta da meia noite, sob cânticos, rezas, danças e fogos de artifícios.
Ao final do ofertório, foi passada a bandeira para a nova comissão organizadora, integrada por Benimacio Rosario de Souza e Benimarcos Rosario de Souza, que dará continuidade aos festejos em 2023.

Integrou o escopo da licença ambiental da Enseada a realização do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), instrumento de identificação, documentação e registro de bens culturais previsto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que visa promover a possibilidade de “conhecer, identificar e inventariar os bens culturais que compõem a dinâmica cultural da região e seus rebatimentos no território correspondente à área de influência do empreendimento.

A elaboração da cartilha Nosso Patrimônio correspondeu a uma ação de devolução dos resultados do Levantamento Preliminar. Na Cartilha está apresentada a seleção de algumas referências culturais significativas identificadas no INRC, representando um instrumento de comunicação com o objetivo de preservar e incentivar tanto a preservação dos bens culturais, bem como a disseminação e divulgação de seu significado simbólico.

Os programas de educação ambiental e comunicação social da Enseada têm como meta trabalhar temas específicos, considerados de grande relevância para a gestão de recursos naturais e humanos. Eles foram desenhados para atender tanto os trabalhadores do empreendimento quanto as comunidades do seu entorno.

A ENSEADA, como empresa engajada nas causas contemporâneas da sustentabilidade, tem se empenhado na conservação e na gestão eficiente de recursos naturais e sociais sob sua responsabilidade. Por isso, acredita na atuação diferenciada de seus integrantes.

Solicite a sua Cartilha de Patrimônio Cultural e Arqueológico, segundo volume da Coleção Educação Ambiental e conheça outros patrimônios da sua região. Seja um agente disseminador das informações culturais e do patrimônio histórico da sua região.

O que você achou dessa notícia?

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.