Explosão em refinaria ilegal na Nigéria deixa 100 mortos

Maior produtor de petróleo da África, o país perde 10% de sua produção diária para criminosos, que vandalizam oleodutos e roubam de grandes empresas
Desde o início do ano, autoridades nigerianos têm intensificado o combate a locais de refino ilegal de petróleo, situados às margens do rio Níger –  next24online/NurPhoto/Getty Images

Uma explosão em uma refinaria ilegal de petróleo no estado de Rios, na Nigéria, deixou ao menos 100 mortos. As informações foram confirmadas pelo governo local e por uma organização de proteção ambiental. As mortes foram causadas principalmente pelo fogo decorrente da explosão e que atingiu diversos veículos que aguardavam para comprar gasolina no local.

A pobreza do delta do Níger tornam o refino ilegal, conhecido como “Kpo Fire”, ou “fogo de kpo”, um negócio atrativo. Os criminosos perfuram poços de grandes empresas e extraem o petróleo, que posteriormente é refinado em tanques improvisados às margens do rio. O governo da Nigéria, maior produtor de petróleo do continente africano, estimam que cerca de 200 mil barris, o equivalente a 10% de toda a produção, são perdidos diariamente para aqueles que vandalizam os canos.

A atividade, no entanto, é extremamente perigosa. Em outubro do ano passado, por exemplo, 25 pessoas, incluindo crianças, foram mortas em outro acidente semelhante. Além disso, a ação ilegal tem provocado vazamentos em fazendas, lagoas e riachos, piorando a já crítica situação ambiental da região e provocando ainda problemas respiratórios na população.

Em janeiro deste ano, o governo nigeriano anunciou que tomaria medidas drásticas para acabar com os locais de refino ilegal. Representantes da ação na região de Port Harcourt chegaram a anunciar que 128 dos 142 centros ilegais identificados pelas autoridades haviam sido destruídos, mas a explosão deste final de semana mostra que o problema ainda é grave e está longe de ter sido resolvido.

Fonte: Veja

divulgamaragogipe

Learn More →

O que você achou dessa notícia?

%d blogueiros gostam disto: