Aliados de Lula na Bahia comemoram soltura do ex-presidente

lula-1
Foto: Giuliano Gomes/PR Press

A liberdade do ex-presidente Lula concedida na tarde desta sexta-feira, 8, pelo juiz Danilo Pereira Júnior, em Curitiba, foi comemorada na Bahia por aliados do líder político. A decisão pela soltura foi embasada no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância.

O presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, afirmou que a soltura do ex-presidente “é uma mensagem clara de respeito à democracia e à Constituição do país”. “Está evidente que ele foi subtraído da disputa presidencial por uma farsa judicial, fabricada à margem da lei, que premiou seu algoz com um cargo de ministro da Justiça”, afirmou o dirigente.

Em entrevista ao Portal A TARDE, o presidente afirmou que os próximos passos do partido serão discutidos em reunião da executiva nacional no dia 14. “Vamos redobrar os cuidados, unidos no enfrentamento dessa agenda autoritária de retirada de direitos, de perseguição ao Nordeste, de desmonte da universidade pública, de ofensivas ao meio ambiente, ao conhecimento, à cultura e ao livre pensamento”.

Já o presidente do PT de Salvador, Ademário Costa, foi além e afirmou que Lula será o candidato do partido à Presidência da República em 2022. “Agora que ele está solto, vai ser possível libertar os sonhos do povo brasileiro, de uma sociedade mais fraterna, com igualdade de oportunidades”, completou. Ainda segundo Costa, a decisão do STF reafirmou o que os petistas apontavam, “prisão ilegal, política e injusta”.

Na rede social Twitter, o senador Jaques Wagner (PT) falou da expectativa pela anulação do processo que colocou o ex-presidente na cadeia. “Me alegro, como democrata, que o STF tenha recolocado o país nos trilhos da Constituição. Agora, corretamente em liberdade, Lula aguarda a anulação do seu processo de condenação, viciado do início ao fim”, classificou.

O senador baiano Otto Alencar, presidente estadual do PSD, disse torcer para que a decisão pela soltura do ex-presidente restabeleça a confiança na Justiça brasileira. “A liberdade do ex-presidente Lula, depois de muito tempo na prisão, mostra a insegurança jurídica que o Brasil vive até nas cortes superiores. A manifestação clara da interferência política nas decisões do procurador da República, Deltan Dallagnol e do ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, levaram a uma sentança frágil que ontem (7) foi reformada por uma decisão dividida do STF”, disse o parlamentar.

Angelo Coronel, também senador pelo PSD, disse ser favorável à decisão do STF sobre o fim da prisão em segunda instância. “Ninguém pode achar que só porque a pessoa é um político tem que ser logo execrada e condenada antecipadamente. Parabéns ao STF e, na Comissão de Constituição e Justiça e no plenário do Senado, irei votar contra a prisão em segunda instância. Eu acho que só se pode ser preso depois que esgotarem todas as instâncias para que um réu possa se defender”, argumentou.

A deputada federal Lídice da Mata, presidente do PSB baiano, classificou como correta a decisão tomada pelo STF. A legisladora afirmou ainda que a prisão do ex-presidente Lula fez parte de “uma estratégia política”. Para a parlamentar, o STF cumpriu o que diz a Constituição brasileira. “A corte máxima da Justiça não pode discutir política, pois sua função é guardar a Constituição”.

A deputada Alice Portugal (PCdoB) também comemorou a liberdade da liderança petista. “É uma vitória da democracia. Quero convocar o nosso povo a defender a soberania nacional, impedir as privatizações, quer seja do pré-sal, das empresas de saneamento, Eletrobras, das universidades”, enumerou. “Essa é a hora de comemorarmos, deixar o coração bater forte, e acima de tudo erguermos a voz em defesa do povo e da soberania”, afirmou.

Vice-líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Robinson Almeida (PT) disse que, finalmente, a Justiça foi feita no país. “Hoje é um dia de alegria do povo brasileiro, de libertação. Tiramos de nós uma angústia que carregamos nesses 580 dias de prisão do nosso Lula. Agora vamos retomar o Brasil para o povo brasileiro”, comemorou.

Líder do PT na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues afirmou que a liberdade concedida ao ex-presidente “cumpre uma etapa da luta pela democracia e pela Justiça”. “Temos ainda uma longa caminhada, que é a luta pela anulação das sentenças injustas contra ele, mas com certeza a decisão do STF nos dá ainda mais esperança de ver o ex-presidente tendo seus direitos readquiridos. O ex-presidente foi um preso político que suportou com muita altivez e honra centenas de mentiras com seu nome e injustiças com sua história” considerou.

Fonte: Portal A TARDE

O que você achou dessa notícia?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima