Tráfico ordena que enterros sejam só pelas manhãs em cemitério de Periperi

INICIO VIOLÊNCIA

Guarda Municipal faz escolta para que funcionários não sejam assaltados durante limpeza do cemitério

As pichações não são os únicos indicativos de que o tráfico de drogas se faz presente até onde o descanso deveria ser eterno. Não mesmo. Uma ordem de uma facção determina que os enterros sejam realizados somente pelas manhãs no Cemitério Municipal de Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Isso porque, no restante do dia e à noite, covas são usadas como ponto de venda de drogas e também para depósito de armas.

O cemitério fica na Rua das Pedrinhas. Nas paredes internas do muro e na administração estão as siglas da organização criminosa que manda na área: BDM (Bonde do Maluco), a mais numerosa e violenta da Bahia.

“São eles que ficam usando e vendendo drogas. A ordem que deram é para enterrar até o meio-dia, e assim fizemos para sepultar um parente que faleceu de causa natural. Ninguém é maluco de não acatar, porque já sabe o que acontece com quem desobedece. Então, a partir da tarde, o cemitério é todo deles. Das 8h às 12h30, 13h, fica gente deles nos muros, só observando a movimentação de gente e, a partir da tarde, começam a ocupar a área do cemitério. Até armas escondidas já foram encontrada lá”, contou o familiar do morto, que era um homem 35 anos vítima de choque cardiogênico e enterrado no local em abril. Por uma questão de segurança, decidimos preservar os dados do parente.

A reportagem procurou a Polícia Civil. Por meio de nota, a PC informou que “na 5ª DT/Periperi, unidade que cobre a área citada, não consta nenhuma ocorrência com essas informações”. A reportagem também entrou em contato com a Polícia Militar. “De acordo com a 18ª CIPM, a informação é improcedente e a unidade não recebeu nenhuma demanda neste sentido”, diz nota da PM.

Já a Secretaria de Ordem Pública (Semop), responsável pela administração dos cemitérios de Salvador, disse que conta com a Guarda Civil Municipal (GCM) para evitar que funcionários sejam assaltados durante a limpeza do cemitério.

Foto: Divulgação/Guarda Municipal

Fonte: Correio 24 Horas

O que você achou dessa notícia?

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.