Neste domingo (26), um navio com imigrantes naufragou na costa Leste da região da Calábria, na Itália. Autoridades do governo provincial relatam que entre 140 a 150 pessoas estavam a bordo, a maioria vinda do Afeganistão. Infelizmente, mais de 45 pessoas morreram e há 81 sobreviventes, incluindo 22 que estão hospitalizados.
O navio trazia imigrantes do Irã, Paquistão e Afeganistão e bateu contra rochas durante o mar agitado, de acordo com a agência de notícias Adnkronos. Um bebê e várias crianças estão entre os mortos, segundo a AGI, outra agência de notícias italiana.
A Itália é um dos principais pontos de desembarque de migrantes que tentam entrar na Europa por via marítima, e a rota do Mediterrâneo central é conhecida como uma das mais perigosas do mundo. Segundo o Projeto de Migrantes Desaparecidos da Organização Internacional para as Migrações, desde 2014, mais de 20.000 pessoas morreram ou desapareceram no Mediterrâneo central.

A guarda costeira italiana, que esteve no local com bombeiros e outras forças policiais, ainda não se pronunciou sobre o caso. É importante que medidas sejam tomadas para garantir a segurança e proteção dos migrantes que arriscam suas vidas em busca de melhores condições de vida.