Maragogipe: Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito e vice por abuso de poder

MARAGOGIPE POLÍTICA

Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito e vice de Maragogipe por abuso de poder. Eles ficam inelegíveis por 8 anos. Decisão ainda cabe recurso.

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Maragogipe, Valnicio Armede, e do vice-prefeito Adhemar Novaes, por abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2024. A decisão, proferida em 2 de abril pelo juiz José Ayres de Souza Nascimento Junior, da Comarca de Cachoeira, também torna os dois inelegíveis por oito anos.

De acordo com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), o número de servidores municipais aumentou drasticamente entre 2020 e 2024, passando de 1.419 para 3.056. Só em 2024, ano da eleição, foram 978 contratações, muitas delas feitas até agosto, em desrespeito à legislação eleitoral que proíbe admissões nos três meses que antecedem o pleito.

A decisão judicial considera que o aumento expressivo do número de funcionários públicos configurou abuso de poder com o objetivo de influenciar o resultado das eleições municipais. A sentença ainda cabe recurso, e Valnicio e Adhemar podem recorrer em instâncias superiores.

Siga a gente no InstagramFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (75) 99847-0681 (WhatsApp).

O que você achou dessa notícia?

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.