Governo do Estado da Bahia investe em rede de produção de café de alto padrão da agricultura familiar

INICIO NOTÍCIAS POLÍTICA

Com apoio da CAR, agricultores familiares baianos buscam produzir cafés de qualidade e conquistar mercados internacionais

parte do projeto de produção de café de alto padrão na agricultura familiar na Bahia. A Coopaesb recebeu recursos para a estruturação de sua unidade de beneficiamento e torrefação de café, bem como para a implementação de embalagens e rótulos, visando o acesso a mercados. A marca Terra Justa, registrada pelo Movimento Sem Terra (MST), é utilizada para comercializar os cafés produzidos pela cooperativa.

Além dessas cooperativas, outras organizações produtivas na Bahia têm recebido apoio do Governo do Estado para a produção de café de alto padrão. A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) tem investido em tecnologias de despolpamento do fruto, secagem em estufas adequadas, assistência técnica e extensão rural (Ater), laboratórios de classificação sensorial e estruturação de parques industriais para armazenamento e processamento dos grãos. A intenção é estimular os agricultores familiares a produzirem café de forma qualificada, com potencial para competir em igualdade de condições no mercado internacional.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destaca que a Bahia é um importante produtor de café, sendo o terceiro maior produtor de café conilon e o quarto maior produtor de café tipo arábica, com destaque para a produção da agricultura familiar. Ele ressalta a importância de intensificar os investimentos nas cooperativas para promover a produção de café de qualidade, com identificação geográfica (IG), visando garantir uma renda digna para os agricultores familiares.

Com o apoio do Governo do Estado, as cooperativas de café na Bahia têm avançado na produção de cafés especiais e na conquista de mercados nacionais e internacionais. A produção sustentável, com princípios de agroecologia, respeito às comunidades e à biodiversidade local, tem sido valorizada, e as marcas dos cafés produzidos pelas cooperativas têm ganhado reconhecimento no mercado, fortalecendo a agricultura familiar baiana e contribuindo para o desenvolvimento regional.

O que você achou dessa notícia?

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.